GuiaOlímpia.com
 
        Olímpia-SP, Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014
 
Tecnologia
TV Digital: o que muda na sua tela?
11/07/2006 | Redação G.O.
Versão para impressão desta página Página Anterior - Voltar Home Page - GuiaOlímpia.com
A curto prazo, a TV digital vai mudar pouca coisa na vida do telespectador. A tão falada "revolução" só ocorrerá com o aumento da produção de conteúdo de alta definição, com o desenvolvimento de aplicações de interatividade e com a venda de aparelhos que faça a convergência de mídias (ou seja, que reúna televisão, internet e telefonia) a preços acessíveis.

Se o governo anunciar agora a opção pelo padrão de modulação japonês, as redes prometem inaugurar as transmissões digitais em 7 de setembro. A Globo articula um jogo da seleção brasileira. Pouco antes, na Copa do Mundo, já deverão ocorrer transmissões experimentais, mas com recepção em pontos específicos --não na sua casa.

Para receber sinal digital já em setembro, o telespectador precisará gastar no mínimo R$ 200. Essa é a estimativa otimista do preço mais barato das caixas decodificadoras (set-top boxes). Qualquer televisor comprado nesta década poderá ser transformado em digital com uma caixa dessas. Uma TV de tela plana já terá um ganho surpreendente. A principal diferença será no formato de tela. Vigorará o formato 16:9, na mesma proporção das telas de cinema.

No mercado de fabricantes de eletroeletrônicos, no entanto, há uma dúvida crucial: pode faltar tempo para a indústria produzir set-top boxes em escala suficiente para vendê-las, já em setembro, a preços competitivos. Os fabricantes afirmam que precisam de pelo menos um ano, após a decisão do sistema de TV digital, para começarem a produzir televisores e set-top boxes em escala.

O principal argumento das redes na defesa do padrão japonês é que elas oferecerão imagens de alta definição (HDTV), muito superiores às dos DVDs. Mas não se anime. Em 7 de setembro, as redes já transmitirão em sinal digital, mas pouquíssima coisa será em alta definição. A Globo ainda não produz novelas em HDTV. Só seriados como "A Diarista".

Além disso, são poucos os modelos de TV já disponíveis e realmente prontos para receber em HDTV --e custam a partir de R$ 15 mil. Alguns modelos de plasma e LCD estão sendo vendidos como "ready to HDTV", mas não são. Antes de comprar, verifique qual a resolução das imagens. Só são realmente HDTV os que oferecem definição de 1.080 linhas.

Um sistema de TV digital é composto por quatro elementos: o padrão de modulação, o padrão de codificação, o "middleware" (o sistema operacional, algo como um Windows da TV digital) e a linha de retorno (como se dará a volta da interatividade). Há dúvidas se o governo federal definirá já o middleware, em que se rodarão softwares de interatividade.

A tendência é o governo optar por um middleware nacional, desenvolvido por universidades brasileiras. Como essas tecnologias ainda não foram testadas, há um certo medo rondando as redes de TV. Teme-se, por exemplo, que o middleware nacional seja suscetível a ataques de hackers.

Além disso, a TV digital será implantada gradualmente em todo o país. Primeiro, as redes instalarão novos transmissores em São Paulo, depois no Rio e nas principais capitais. Deverá levar mais de dez anos para cobrir todo o país.


Por: Folha On-Line
Contato (www.folha.com.br)


03/07/2012:
-
Operadoras são proibidas de vender celulares bloqueados
26/06/2012:
-
Google TV chega ao Brasil até o fim de 2012
11/06/2012:
-
No Brasil, 2632 municípios seguem sem acesso à rede 3G
04/06/2012:
-
Google promete avanço revolucionário no Maps
28/05/2012:
-
Três dicas para proteger seu navegador
23/05/2012:
-
iPad garante liderança da Apple na venda de computadores portáteis
Mais  

Destaque a sua empresa no guia mais completo da cidade de Olímpia Página Anterior - Voltar Adicione o GuiaOlímpia aos seus Favoritos Recomende este site a um amigo Fale-conosco
thermas olímpia pousadas restaurantes hotéis casas pizzarias folclore resorts atrações lanchonetes imóveis fefol bancos guiaolimpia fotos turismo operadoras entretenimento churrascarias cinema notícias cotidiano
 
Turis Bem
Via Rádio
Tiffany Hotel

 
 
 
Portal desenvolvido por
Olimpia Web